Os dois últimos anos mudaram muito a forma como lidamos com os animais de estimação.
No país do vira-lata caramelo, os cachorros ocupam um espaço de grande relevância nos lares brasileiros. Para falar um pouco em números, nossos patudinhos movimentam um mercado de mais de R$50 bilhões e 272 mil empresas apenas pautado pelo amor de seus donos com eles, chegando em um ponto onde 46% dos lares brasileiros hoje tem pelo menos um cachorro, de acordo com o IBGE.
E os números não param por aí: dos quase um bilhão de cachorros do mundo, mais de 55 milhões deles estão no Brasil, chegando a um ponto onde hoje temos 3,3 vezes mais pets do que crianças nos lares brasileiros (fonte: Instituto Pet Brasil). Mas esses pets não são vistos apenas como animais de estimação, 58% dos donos hoje enxergam seus bichinhos como filhos ou parte da família, sendo que em 65% das vezes eles até recebem presentes de natal, diz o Banfield Pet Hospital.
Sabendo de tudo isso, chegou a hora dos donos de estabelecimento pensarem sobre como fazer para atender essa audiência, até porque ninguém quer perder uma venda em potencial só porque o cliente não tinha onde deixar seu patudinho enquanto estava passeando. Pensando nisso, a gente separou aqui seis dicas para receber os pets da sua freguesia de um jeito que seja bom e confortável para todo mundo.
01. Pensar nos pets como um novo tipo de cliente
Os bichinhos podem não ter carteira ou dinheiro, mas com certeza dão retorno para o seu estabelecimento. Afinal, permitindo pets você conquista um novo tipo de cliente, que terá um carinho especial pela sua loja. Um ambiente tranquilo para pets permite aos seus humanos passar mais tempo no seu espaço, aumentando a chance de uma compra por impulso e de ele divulgar o lugar para outros donos de animais.
02. Pensar nos pets como um novo tipo de cliente
Se você fosse um bichinho, como você gostaria de ser recebido em um espaço fora da sua casa? O primeiro passo é ter uma tigela para água e outra para comidinhas, onde eles podem se deliciar um pouco enquanto descansam da caminhada e seus donos fazem compras. Afinal, quando recebemos visitas é um costume sempre oferecer água ou algum refresco, não é mesmo?
03. Separar espaços para os pets
Deixar os bichinhos entrarem no seu estabelecimento já é meio caminho andado, mas o cenário ideal é eles terem algum lugarzinho seguro onde eles possam deitar sem que precisem necessariamente ficar acompanhados de seus donos, de preferência também abrigado do sol. Pode ser um cantinho nos fundos, com algum lugar para amarrar a coleira, ou até uma PetParker® na entrada, que deixa seus pets seguros e confortáveis em uma casinha gostosa e climatizada.
04. Oferecer brinquedos e outras distrações
Quem não gosta de um agrado? Uma boa forma de distrair os bichinhos, ou de apenas deixá-los mais felizes, é deixar à disposição dos seus clientes brinquedos e bolinhas para os pets brincarem enquanto estão dentro da loja. Um cãozinho distraído faz muito menos barulho e incomoda menos os poucos clientes que podem não gostar de pets. E como já falamos, um ambiente tranquilo permite ao dono ficar mais tempo no seu estabelecimento e por consequência fazer mais compras.
05. Pensar no Marketing
Um bom jeito de receber os pets dos seus clientes, e de ainda atrair novos consumidores, é bolar novas estratégias de vendas pensadas para os fregueses com bichinhos. Um desconto para quem trouxer o patudinho para seu estabelecimento, ou parcerias com pet-shops da sua região podem trazer ainda mais pessoas para a sua loja e aumentar suas vendas drasticamente no final do mês.
06. Ampliar seu papel na comunidade
Você e seu estabelecimento são parte vital do seu bairro, assim como todos os bichinhos que moram lá. Ao aceitar pets e seus donos, sua loja se torna uma referência na sua comunidade, sendo um ponto importante de ligação entre os patudinhos e os comércios locais. Assim, você ganha destaque se diferenciando dos demais concorrentes e inspira outros lugares a seguirem seu exemplo.